Mais cuidados com o ar-condicionado

Fim do verão traz recomendação de revisão nas instalações e condições gerais dos aparelhos, depois de meses submetidos ao estresse de funcionamento intenso e altas temperaturas

 
Amide Mamede

Verão castigou os brasileiros, com sensação térmica tendo superado os 50ºC em alguns pontos do Sudeste. Inevitável o uso contínuo dos aparelhos de ar-condicionado. Porém, além do aumento na conta de luz, surgem outros problemas: a manutenção correta de filtros, fiações e tomadas. O cuidado de não sair de casa e deixar o aparelho ligado. A Revista dos Condomínios ouviu especialistas que dão valiosas dicas para evitar problemas.

“Para garantir a qualidade dos equipamentos de ar-condicionado, é necessário fazer a manutenção preventiva a cada seis meses. A limpeza periódica é muito mais do que manter o aparelho de ar-condicionado higienizado. É fundamental, para o seu bom funcionamento, pois assim evita o acúmulo de bactérias, fungos e ácaros no aparelho, prevenindo doenças respiratórias, vazamentos e evitando o mau cheiro, além do enferrujamento e corrosão das peças, prolongando a vida útil do equipamento, diminuindo o consumo de energia elétrica e os ruídos”, pontua Amide Mamede, diretor técnico e responsável pela Gestão da Climapoint.

Segundo ele, no verão, com o aumento do tempo de uso dos equipamentos, é natural que ocorra um maior consumo de energia. Porém, com a manutenção periódica em dia, diminui-se o risco de danificar o equipamento e ainda ocorre a redução do consumo de energia, já que tudo estará operando da forma correta. Mas, de fato, a estação é uma prova de fogo para eles.

“A Climapoint recomenda que a manutenção preventiva seja feita sempre por uma empresa capacitada, anteriormente à chegada do verão, para que os equipamentos estejam prontos para passar por essa ‘prova de fogo’. É preciso realizar as revisões elétricas, medições dos níveis de gás refrigerante para identificar possíveis vazamentos e lubrificação das peças para evitar corrosão, aumentando assim a produtividade e tempo de vida útil do aparelho”, resume.

Leonardo Medina

Atenção às características da instalação elétrica local

Leonardo Medina é professor universitário e especialista em Engenharia Condominial, Patologia e Diagnóstico das Construções e de Estruturas de Concreto. “Primeiro de tudo: antes de ser feita a compra do equipamento é importante conhecer as características da instalação elétrica do local onde ele será ligado, o dimensionamento correto da bitola da fiação e ter um disjuntor específico. Fica a dica: a potência elétrica do equipamento consumida cuja medida dela é em Watts (W), deve estar de acordo com o da instalação elétrica desse local, além da sua voltagem. Se não houver esse equilíbrio, problemas como curto-circuito poderão ocorrer, com a possibilidade de ocasionar até incêndios. Por isso dá importância de uma avaliação cautelar de um técnico antes da instalação! Essa prudência permite a tranquilidade do uso mesmo na ausência da pessoa nesse local”.

Na sequência, nosso especialista fala sobre a limpeza preventiva do equipamento. “Antes de iniciá-la, sempre desligar o equipamento da tomada, a fim de evitar qualquer tipo de acidente. O acúmulo de poeira nos gabinetes pode obstruir e reduzir o fluxo de ar para o ar-condicionado, tornando-o mais fraco e reduzindo sua capacidade de refrigeração. Devemos, ainda, higienizar periodicamente as serpentinas. A falta de limpeza e sujeira acumulada nelas, somadas à umidade do interior do aparelho, podem oferecer um ambiente propício para a formação de colônias de fungos, bactérias, mofo, entre outros contaminantes, prejudicando a saúde das pessoas. Aconselhamos que a limpeza preventiva siga as determinações do seu fabricante com relação ao período de realização”. assinala.

Por fim, Leonardo afirma que a manutenção deverá observar a existência de ruídos, vibrações, vazamentos, se as conexões da instalação frigorífica estão bem ajustadas. O isolamento térmico entre as peças deve ser verificado e a limpeza do filtro, pelo menos mensal, se faz necessária para o bom desempenho do aparelho. “Não podemos esquecer que a manutenção no suporte do aparelho, no caso de aparelhos tipo split, onde é sustentada a condensadora, é de extrema importância, a fim de evitar que, pelo desgaste natural, venha a colapsar e possibilitar acidentes com transeuntes. Da mesma forma que a carcaça metálica desse equipamento”, conclui.

Contatos

Amide Mamede

climapoint.com.br

Leonardo Medina

@lmedina_engenharia

Link