Funcionários mantêm condomínios funcionando diariamente

ALÉM DE PRESTADORES DE SERVIÇO, CONDOMÍNIOS PRECISAM DE FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS PARA EXECUTAR AS TAREFAS, COMO ASG E PORTEIRO

 

É preciso pensar em um condomínio como um organismo vivo. Várias funções estão ocorrendo ao mesmo tempo, e, para que tudo possa sair da maneira mais correta possível, o espaço condominial precisa contar com uma série de encarregados pelos mais diversos trabalhos. A advogada Gabriela Costa, especialista em Direito Imobiliário, gestão de RH e síndica profissional há 16 anos, além de proprietária da GM Síntese e Soluções Condominiais, informa que existem diferenças entre as pessoas que são prestadoras de serviços e as que atuam com serviços gerais, inclusive relativamente às funções que podem e não podem ser exercidas.

“Quem presta serviço, geralmente trabalha de forma terceirizada e é contratado junto a uma empresa, como é feito normalmente para a área de elevadores ou manutenção de caixas d’água, enquanto os que atuam com serviços gerais, normalmente, são funcionários do próprio condomínio, como porteiros e responsáveis pela limpeza do ambiente condominial, ou seja, tudo que tem um teor mais técnico, o encarregado pelos serviços gerais não pode realizar”, alerta.

Além disso, ela conta que existe uma nova forma de se dirigir e mencionar quem atua nos serviços gerais. “Atualmente, o termo correto é ASG, que significa auxiliar de serviços gerais.”

Como existem muitos condomínios em todo o país e esses funcionários são extremamente importantes na prestação dos serviços, há sempre demanda por uma boa mão de obra. Para começar a trabalhar com serviços gerais, é preciso ingressar numa empresa privada que oferece o serviço terceirizado. E para se capacitar, é possível encontrar cursos online com duração entre 8 e 280 horas de carga horária total, e o certificado valerá em todo território nacional.

Em relação aos direitos dos auxiliares de serviços gerais, eles são acobertados pela convenção coletiva do próprio sindicato e possuem os direitos trabalhistas presentes na CLT e recebem, de acordo com a demanda, tudo que precisam para que possam exercer suas funções, seja: uniforme, óculos de proteção, máscaras ou luvas.

Gabriela comenta que o nível dos prestadores de serviço, de forma geral, depende muito da área de atuação, e, muitas das vezes, o acompanhamento do síndico é necessário para que os contratados utilizem todos os EPI (Equipamento de Proteção Individual) e não corram risco de sofrer qualquer tipo de acidente.

Outra função muito importante nos condomínios é a de porteiro. Esse funcionário é aquele que acaba centralizando muitas demandas dos moradores, bem como é o responsável pelo controle do ingresso e saída de pessoas, veículos e correspondências no edifício, mas não é responsável pela segurança do patrimônio.

Link