O delivery nas portarias

A chegada do novo coronavírus e o estado de pandemia no qual o mundo inteiro esteve inserido nos últimos meses promoveu uma grande expansão no modelo de entrega delivery. A simples ida ao mercado ou ao restaurante foi substituída quase que integralmente pelo pedido via telefone, WhatsApp ou aplicativos.

O aumento do delivery gerou um grande impacto nas portarias dos edifícios, que absorveram uma carga maior de atendimentos. A quantidade de entregadores nas entradas dos condomínios está cada vez maior e tal situação exige dos profissionais de portaria maior atenção e cuidados com os protocolos de segurança. Neste contexto, a participação do síndico dando suporte à portaria é fundamental, garantindo que os protocolos de segurança estejam adequados para o cenário atual e que seus profissionais estejam bem treinados.

Além do suporte dado à portaria, o síndico deve manter um contato regular com os moradores, dando orientações sobre os cuidados que cada um deve ter ao liberar o acesso de um entregador a sua residência. O morador é uma peça importante do protocolo de segurança do condomínio e deve ter ciência do seu papel, pois neste processo sua postura impacta diretamente na portaria e por consequência na boa execução do protocolo de segurança do condomínio.
Atualmente temos no mercado uma variedade de aplicativos que fazem entregas de restaurantes, mercados, farmácias e outros. Quando os entregadores desses aplicativos chegam aos condomínios, na maioria das vezes, se anunciam para identificação pelo nome do aplicativo e não pelo nome do estabelecimento ao qual a entrega corresponde. Diante disso, é importante que a portaria questione ao entregador o estabelecimento de origem e que confirme com o morador se está aguardando alguma entrega do referido estabelecimento.
Algumas pessoas podem entender que solicitar o nome do estabelecimento ao entregador pode parecer uma coisa simples, que não gera impactos caso não ocorra, mas ela é fundamental dentro do protocolo de segurança. Conforme falamos, há uma variedade de aplicativos de entrega no mercado, e simples identificação pelo nome do aplicativo abre uma brecha na segurança do condomínio. Logo, o síndico deve orientar que a portaria obtenha o máximo de informações possíveis para que o processo de identificação junto ao morador seja eficiente.

Vinicius Valverde é síndico profissional.

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