Concierge em condomínios: um aliado essencial

Muitas podem ser as tarefas desempenhadas por esse profissional. E diversos devem ser seus atributos e aptidões para exercer seu ofício de forma plena

 
Christiane Romão

Conhecido por atuar em hotelaria, o concierge agora tem a alternativa de trabalhar dentro de condomínios residenciais, prestando assistência aos moradores. Este é um profissional capacitado em organizar tarefas, atender a demandas diversas e até mesmo coordenar outros funcionários. Mas, na prática, como funciona a atividade? Existe necessidade de capacitação? Como contratar um bom profissional? Quais os requisitos exigidos e as tarefas a serem desempenhadas?

“O concierge, um termo francês, é o profissional que migrou do ramo hoteleiro e que se tornou responsável por um condomínio residencial ou comercial. Ele está sempre atento a quem entra e sai desses edifícios, abrindo portas para os moradores e seus visitantes, chamando o elevador, enfim, atendendo os moradores dos prédios ou os hóspedes dos hotéis 24 horas por dia. Pode-se traduzir essa expressão, que teve sua origem no termo ‘Comte Des Cierges’, ou seja, o ‘contador de velas’, para zelador, caseiro ou porteiro. Só que, em nosso país, com um alto grau de sofisticação”, inicia Christiane Romão, psicóloga e gestora condominial, que soma 13 anos de atuação na área.

Nossa entrevistada explica que esse profissional assume várias funções, tais como gerenciar o corpo de segurança do local, as recepcionistas, os empregados. Mas sua tarefa vai além, pois o concierge tem que estar sempre pronto para ouvir os desabafos dos moradores, e disposto a atender seus mínimos desejos. O concierge de condomínio esclarece as dúvidas dos moradores, coordena os funcionários do empreendimento, cuida de toda a parte operacional e de manutenção do local. Mas, além disso, deve oferecer um atendimento personalizado. Logo, precisa ser alguém solícito e atento às necessidades dos moradores. Precisa estar sempre disponível para providenciar serviços, organizar eventos, recepcionar convidados e até mesmo atuar em conjunto com o síndico. Através do trabalho do concierge, os moradores de um condomínio podem ter serviços de recepcionista 24h. Além de manutenção e limpeza básica de seus apartamentos.

Mas qual deve ser o perfil desse profissional? “O recomendável para atuar como concierge é ter algum curso superior ligado à área de Hotelaria ou Turismo, para que tenha bagagem para atuar nessa função tão específica e importante. No turismo, são desenvolvidos os fundamentos da Administração, Contabilidade e Marketing. Entre as disciplinas específicas, está o planejamento turístico e, entre as aulas práticas, está a de organização de eventos, que será de fundamental importância no desenvolvimento das atividades dentro dos empreendimentos condominiais”, reforça Chris Romão.

Na hotelaria, ponto importante a ser desenvolvido pelo futuro concierge é a avaliação de qualidade, governança, eventos, marketing, que, desenvolvido no ambiente condominial, dará o contexto exato ao sentido do serviço facilites, que é baseado em um gerenciamento complexo e assertivo das atividades realizadas. O principal requisito é gostar de trabalhar com pessoas, sendo, portanto, comunicativo e expansivo. Muitos moradores de condomínios não vivem mais sem o concierge apelando a ele para cada providência mínima do dia a dia.

“Uma boa estratégia de recrutamento e seleção faz toda a diferença para atrair profissionais alinhados com as expectativas e valores de uma empresa. Durante a seleção baseada no RH estratégico, as dinâmicas se tornam uma ótima oportunidade para analisar o perfil de um candidato mais de perto. Evidenciando habilidades desses candidatos relacionadas com a interação com outros indivíduos, principalmente quando se trata do comportamento em equipe. Alguns exemplos das soft skills mais buscadas por nós no recrutamento e seleção em principal de um concierge, é a inteligência emocional, a capacidade para liderar e resolver conflitos, autoconhecimento e boa comunicação, que são pontos essenciais na função”, afirma.

Dessa forma, o concierge deve ter boa comunicação, saber trabalhar com pessoas, ter empatia, ser educado, prestativo, atento, pontual e assíduo. “Nos condomínios, ele toma as devidas providências para que os condôminos não tenham que se preocupar com a preservação e a limpeza de seus apartamentos; oferece cursos de ginástica e o serviço de recepcionistas 24 horas por dia. Como muitos dos moradores também podem ser provenientes de outras localidades, o concierge também procura mantê-los atualizados com relação à programação cultural local, enviando até mesmo e-mails para facilitar o acesso a estas informações.”

Quanto ao trabalho do concierge junto à equipe, Christiane Romão destaca que, baseado num trabalho focado na gestão estratégica de pessoas, esse profissional precisa manter a comunicação clara, objetiva e assertiva. Ou seja, é preciso que transmita junto à equipe as suas metas e objetivos de maneira clara, e que não deixe dúvidas. Bem como é preciso que, na condição de líder, sempre se mantenha aberto ao diálogo com seus colaboradores.  Uma forte característica dos concierges que trabalham efetivamente esse pilar é o incentivo da cultura de feedback. A comunicação é necessária em qualquer gestão e em qualquer empresa que busca resultados extraordinários”, conclui ela, que possui MBA em Gestão de Pessoas e expertise em treinamento e desenvolvimento de equipe e líderes.

Contatos

@gestoracond.christiane_romao

Link