‘Conflitos e suas diferentes abordagens

A imensa maioria de nossa sociedade reside ou exerce a sua atividade laboral em condomínio de edifícios que, por sua vez, é ocupado por pessoas das mais variadas culturas, crenças e valores.

Os indivíduos são diferentes por natureza e tendem a impor aos demais vizinhos as suas opiniões, o que pode vir a gerar conflitos.

A palavra condomínio traduz-se como copropriedade de algo, significando, em sua essência, propriedade em comum, em nosso caso, o imóvel.

É necessário que toda a massa condominial cumpra a convenção, regulamento interno e as decisões assembleares, buscando manter a ordem nos condomínios.

E como devemos atuar junto à edificação para prevenirmos os conflitos ou mesmo quando estes já se manifestaram?

Segue o conceito de grandes mestres sobre o que é um conflito:

“O conflito não está na realidade factual, mas na mente das pessoas” (Ury, 1986).

Cathy Constantino (1997) o compara com a água: “se há em demasia, pode ser destrutiva como nas inundações, se há pouca, limita o crescimento, como nas secas.”

Em síntese, prevalecerá o conflito quando duas ou mais pessoas divergirem nas suas opiniões.

Partindo desse pressuposto, mostra-se necessário que o síndico e seus auxiliares compreendam a importância em ouvir atentamente os condôminos. Por vezes, estes desejam somente serem ouvidos. Por outras, apresentam ideias que podem, inclusive, colaborar com a gestão.

Importante também atentar ao tom de voz praticado, mesmo que o outro venha a manifestar-se de forma agressiva, não se deverá responder na mesma entonação, mas de forma equilibrada.

Também é fundamental que se respeitem as diferenças e as necessidades de cada um. As pessoas possuem educação e visões diferentes, movidas por emoções e desejos, mas nada que se mantendo o foco no diálogo não se consiga uma sintonia. Tudo dependerá da percepção das pessoas envolvidas no conflito.

Podemos assim concluir que, por regra, devemos respeitar o ponto de vista do outro, que por vezes podemos estar inclusive visando à mesma ideia, porém de forma diferente.

Wania Baeta é advogada especialista em Direito Condominial e Gestão de Conflitos, mediadora certificada internacional ICFML e Sênior TJ-RJ, árbitra, palestrante, professora de pós-graduação, de capacitação de gestores condominiais e de cursos de formação de mediadores.

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